Jogador brasileiro falecido em 2011 dará nome a prêmio que será entregue a partir deste ano; Raí será um dos jurados do Prêmio Sócrates
Organizadora da “Bola de Ouro”, a revista France Football anunciou uma nova premiação a partir da cerimônia deste ano. Trata-se do Prêmio Sócrates, que irá valorizar personalidades do futebol envolvidas em causas sociais.
“O Prêmio Sócrates permitirá identificar as melhores ações solidárias realizadas por campeões empenhados”, anunciaram os organizadores do evento em comunicado oficial.
O nosso ídolo e eterno Dr. Sócrates foi escolhido como símbolo do mais novo prêmio da Bola de Ouro da Revista France Football.
O Sócrates Awards será entregue a atletas comprometidos em causas sociais e ambientais em cerimônia no próximo dia 17 de outubro. pic.twitter.com/KgrxW9AtID
— Corinthians (@Corinthians) September 21, 2022
Assim, o ídolo do Corinthians e protagonista da Democracia Corintiana receberá homenagens por seu engajamento em causas sociais e pela defesa do regime democrático. A iniciativa aconteceu no início da década de 1980 e teve a luta pelo fim da ditadura militar no Brasil como sua bandeira.
“O Sócrates sempre acreditou no poder mobilizador e transformador do esporte para tornar a sociedade mais igualitária. Onze anos após sua morte, (Sócrates) continua sendo o símbolo do campeão comprometido com um mundo mais justo”, afirmou Raí, irmão do ex-jogador e um dos membros do júri que concederá a honraria.
Prêmio Gerd Müller
Além disso, outra premiação criada neste ano pela revista France Football foi o prêmio Gerd Müller. A honraria será entregue também na noite da Bola de Ouro ao jogador que mais marcar gols na temporada. Dessa forma, o prêmio faz alusão ao “Der Bomber”, centroavante alemão que morreu em 2021, aos 75 anos.