Brasileiros voltam a enfrentar argentinos na final da AmeriCup após 11 anos; último encontro entre rivais foi em Santo Domingo, na República Dominicana
Sob os olhares atentos de um Geraldão cheio, o Brasil confirmou o favoritismo e se classificou para uma final de AmeriCup após um hiato de 11 anos. Diante do Canadá, rival também na estreia do torneio, os brasileiros mostraram bom desempenho nos dois lados da quadra nos três primeiros quartos, dominaram os rebotes e venceram por 86 a 76.
A vitória brasileira se construiu de maneira tranquila. Após um primeiro quarto com oscilação, o Brasil finalizou os 10 primeiros minutos com uma parcial de 24 a 20. Assim, ao longo dos dois períodos seguintes o time canarinho foi crescendo sua vantagem, primeiramente para 10, e depois para 13 pontos.
Contudo, no último quarto, o Canadá cresceu de produção e passou a incomodar a defesa brasileira, especialmente, com o armador Henry-Blair, que foi o cestinha da partida com 24 pontos. Assim, faltando três minutos para acabar o jogo, as equipes chegaram a ficar empatadas.
Entretanto, nos momentos finais a defesa do time brasileiro fez a diferença. Com tocos decisivos de Felício e domínio nos rebotes defensivos, o Brasil reconstruiu a diferença e fechou o placar para garantir o triunfo.
Eleito o melhor jogador da partida, o ala Léo Meindl foi o destaque do Brasil, com 19 pontos e 4 rebotes. Além dele, romperam a barreira dos dois dígitos na pontuação, o ala-armador Vítor Benite (13), o ala-pivô Lucas Dias (14) e o pivô Lucas Mariano (13).
Pelo lado canadense, o ala-pivô dos Raptors, Dalano Banton, e o ala Abu Kigab foram os outros expoentes na pontuação, combinando para 22 pontos.
Apoio qualificado
Lendas do basquete brasileiro, Oscar Schmidt e Magic Paula estiveram no Geraldão apoiando o time brasileiro. Ambos foram revelados pelo telão ao longo da partida e foram homenageados no centro da quadra no intervalo da partida.
CARREGOU AÍ?!@oscar_schmidt e @MagicPaula OVACIONADOS no Geraldão lotado!
Que momento LINDO no Recife e na @AmeriCup ❤️
📸 Maurício Almeida/CBB pic.twitter.com/d6f7k3E0pq
— Basquete Brasil – CBB (@basquetebrasil) September 11, 2022
A final da AmeriCup
Assim, Brasil e Argentina voltam a se enfrentar em uma final de AmeriCup após 11 anos. Essa será a quarta vez que os dois vizinhos se enfrentam pelo título de campeão da Copa América de Basquete. Atualmente, o retrospecto é favorável aos portenhos, que venceram duas decisões. O jogo será realizado no Geraldão, neste domingo, às 20h40.
Já a decisão de terceiro lugar reservará um duelo norte-americano. Derrotados por Brasil e Argentina, Canadá e Estados Unidos voltam à quadra do Geraldão, também no domingo, às 17h10, para decidir quem fecha o pódio da AmeriCup.