Saiba mais sobre os maiores e mais populares estádios do futebol brasileiro
O Brasil é conhecido como o país do futebol. E com um território continental, tem espaço para grandes, populares e tradicionais estádios. Desta forma, o Jogo Hoje montou uma lista dos estádios de futebol mais conhecidos e clássicos. Palcos que marcaram história para os clubes e também para a Seleção.
Confira abaixo e saiba mais sobre os estádios de futebol:
Estádios de futebol: Maracanã
A lista do Jogo Hoje começa com a principal estrela. Afinal, não há como iniciar uma lista dos principais estádios de futebol do Brasil sem falar do Maracanã. O Estádio Jornalista Mário Filho, no Rio de Janeiro, inaugurado para a Copa do Mundo de 1950, é a principal praça esportiva do país.
Com capacidade atual para 78.838 torcedores, após 2 grandes reformas nos últimos anos, o Maracanã tem como seu recorde de público a final da Copa de 50 entre Brasil e Uruguai. Foram 199.854 pessoas presentes na derrota da seleção brasileira por 2×1.
Morumbi
Um dos estádios de futebol de São Paulo, o Cícero Pompeu de Toledo pertence ao São Paulo, mas por muito tempo foi a casa de todos os times paulistas. O local recebeu grandes decisões de estadual, Campeonato Brasileiro e até Libertadores. Atualmente, o Morumbi tem capacidade para 66.795 torcedores.
O terceiro maior estádio do Brasil tem como recorde de público 146.082 pessoas, no jogo entre Corinthians e Ponte Preta, em 1977.
Pacaembu
Fechado desde 2019 para reformas, o Paulo Machado de Carvalho é um dos estádios mais tradicionais do Brasil. Por muito tempo, foi utilizado pelo Corinthians. Palco, inclusive, do título da Copa Libertadores, em 2012.
Antes das obras, o estádio tinha capacidade oficial de 37.730 espectadores. Porém, chegou a receber 73 mil pessoas no clássico Palmeiras x Santos, em 1977.
Mineirão
O Governador Magalhães Pinto é o maior e principal estádio de Belo Horizonte, em Minas Gerais. O Gigante da Pampulha foi inaugurado em 1965 e tem como recorde de público a vitória do Cruzeiro por 1×0 sobre o Villa Nova, em 1997, com 132.834 pessoas.
Mas o Mineirão tem como um dos principais marcos de sua história uma página triste da seleção brasileira. Em 2014, o estádio foi palco da goleada de 7×1 da Alemanha sobre o Brasil na Copa do Mundo.
Castelão
Inaugurado em 1973 e reinaugurado em 2013, para a Copa do Mundo, o Estádio Governador Plácido Castelo se transformou em Arena Castelão. Se modernizou para receber jogos do Ceará e Fortaleza, mas sem perder a sua essência de ser um grande palco do futebol brasileiro.
O Castelão chegou a receber 118.496 pessoas no jogo do Brasil contra o Uruguai, em 1980. O estádio teve jogos da Copa do Mundo, Copa das Confederações, Eliminatórias, Sul-Americana, Libertadores, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Campeonato Cearense.
Arruda
O Mundão do Arruda, que pertence ao Santa Cruz e foi inaugurado em 1972, é considerado um dos estádios mais raízes do futebol brasileiro. O maior público foi de 96.990 torcedores em Brasil 6×0 Bolívia, em 1993.
Este jogo marcou a arrancada da seleção brasileira para o tetra da Copa do Mundo. Tanto que, após a conquista, a delegação desembarcou no Recife para agradecer ao público.
Mané Garrincha
Embora Brasília não tenha um futebol de grande relevância, o Mané Garrincha, reconstruído para a Copa do Mundo de 2014, é atualmente um dos maiores estádios do país. O estádio tem capacidade para 72.788 torcedores e tem recebido jogos de equipes do Rio de Janeiro como Flamengo e Vasco no Campeonato Brasileiro e até no Carioca.
Arena Fonte Nova
A cidade de Salvador tem na Fonte Nova a sua principal praça esportiva, uma das maiores do Brasil. Também reformada para a Copa do Mundo, a modernizada arena tem capacidade para 50.025 torcedores.
O recorde de público foi justamente na Copa do Mundo de 2014. A vitória da Bélgica por 2×1 sobre os Estados Unidos contou com a presença de 51.227 pessoas.
Beira-Rio
O Gigante da Beira-Rio pertence ao Internacional e foi inaugurado em 1969. O estádio foi reformado para a Copa do Mundo, mas o recorde de público foi bem de antes. Em 17 de junho de 1972, Seleção do Rio Grande do Sul 3×3 Seleção Brasileira teve 106.554 torcedores.
Atualmente, o Beira-Rio tem capacidade para 50.942. E é comum ver o estádio lotado em jogos do Colorado.
Serra Dourada
Inaugurado em março de 1975, com Seleção Goiana x Portugal, o Serra Dourada é o mais tradicional estádio do Centro-Oeste. A praça esportiva pertence ao Governo de Goiás e tem capacidade para 50.049 torcedores. O maior público foi no jogo Seleção Goiana x Seleção Brasileira, em 1978, com 77.790 pessoas.
Neo Química Arena
Um dos estádios mais novos do futebol brasileiro e que pertence ao Corinthians. A Neo Química Arena foi inaugurada em 2014 para a Copa do Mundo. Apesar da capacidade oficial ser de 49.205, o jogo entre Holanda e Argentina recebeu 63.267 pessoas.
A arena hoje é motivo de orgulho para os corinthianos que sempre sonharam com um estádio próprio. Porém, o custo é alto e o clube passará os próximos anos para quitar a construção.
Arena do Grêmio
Após deixar o tradicional Olímpico, a Arena do Grêmio passou a ser a casa do Tricolor gaúcho. A praça esportiva foi inaugurada em 2012 e tem capacidade para 55.5662 torcedores. O recorde de público foi na final da Copa do Brasil contra o Atlético-MG com 55.337 torcedores.
Nilton Santos
Conhecido popularmente como Engenhão, o Estádio Nilton Santos foi construído para o Pan-Americano de 2007, no Rio de Janeiro. A capacidade atual é de 44 mil torcedores e o recorde é de 43.810 pessoas, em Fluminense 1×2 Botafogo. O Alvinegro carioca, aliás, é o administrador do estádio.