Alguns nomes já estão praticamente consolidados para vestir a Amarelinha na competição. Porém, há vagas em aberto e algumas peças despontam para garantir seu espaço
O Brasil está na reta final de preparação para a Copa do Mundo de 2022, a ser disputada no Catar. Vários craques da nossa seleção vêm em bom momento nos seus clubes e isso aumenta a confiança do torcedor para a conquista do hexa. Mas a pergunta que não quer calar é: qual será a escalação da seleção brasileira?
Continue lendo este artigo do Jogo Hoje e saiba tudo sobre os planos do técnico Tite para montar a Canarinho para a Copa do Catar.
Possibilidades para a escalação da seleção brasileira
Para este Mundial, houve a permissão da Fifa para que as seleções contem com 26 jogadores. 3 a mais do que os 23 permitidos anteriormente. Outra alteração se dá também que todos os 26 poderão ser relacionados para os jogos.
Ou seja, além dos 11 em campo, cada país contará com seus outros 15 atletas no banco de reservas. A entidade também permitiu que aconteçam 5 substituições em cada time por jogo, desde que distribuídas em, no máximo, 3 paradas.
Nomes como Neymar, Vinícius Júnior, Marquinhos, Casemiro, Raphinha, têm acumulado grandes atuações nos seus clubes e na Amarelinha. Com isso, são exemplos de nomes que devem estar com a vaga garantida para a disputa do Mundial, caso nenhum imprevisto aconteça.
O técnico Tite já possui algumas certezas dentro dessa convocação. Porém, algumas vagas estão em aberto e vários nomes de peso as disputam. Confira, abaixo, como deve vir a escalação do Brasil para a Copa do Mundo do Catar e como deve jogar o time.
Convocação do Brasil para a Copa do Mundo 2022
Até o momento, pelo menos 16 jogadores já têm vaga praticamente garantida na convocação da Seleção Brasileira rumo ao Catar. Outros estão muito próximos de assegurar também esse carimbo no passaporte.
Uma posição que está praticamente resolvida é a de goleiro. Alisson, Ederson e Weverton são os nomes convocados por Tite desde o começo do ciclo, contam com a confiança do treinador e estão garantidos na Copa do Mundo.
Outros 2 nomes praticamente certos estão nas laterais. Danilo e Alex Sandro são nomes de confiança do comandante da Amarelinha desde a Copa de 2018 e seguem. Na zaga, Thiago Silva, Marquinhos e Eder Militão mantêm atuações seguras e são prestigiados pelo treinador.
Na cabeça de área, Casemiro, Fabinho e Fred têm mantido o bom nível em seus clubes. Os 2 primeiros, principalmente, são considerados alguns dos melhores do mundo na função de volante.
Mais na frente, na armação, Lucas Paquetá ganhou espaço na Seleção Brasileira e correspondeu com boas atuações, onde consegue dar uma dinâmica diferente ao time. Por outro lado, o resgate de Philippe Coutinho é um dos trunfos de Tite para o Mundial.
No ataque, Neymar, expoente do Brasil na última década, é mais do que garantido. Ao lado dele, Raphinha e Vinícius Júnior vêm de temporada espetacular, aliada a bons desempenhos pela Canarinho. Deram um salto de nível na carreira e isso veio justamente quando o time precisava deles.
Com isso, a lista de atletas que, teoricamente, estão garantidos para a Copa do Mundo é a seguinte:
- Goleiros: Alisson, Ederson e Weverton;
- Laterais: Danilo e Alex Sandro;
- Zagueiros: Thiago Silva, Marquinhos e Eder Militão;
- Volantes: Casemiro, Fabinho e Fred;
- Meias: Lucas Paquetá e Philippe Coutinho
- Atacantes: Neymar, Raphinha e Vinícius Júnior.
Escalação da Seleção Brasileira: jogadores que podem ir para a Copa do Mundo
Por outro lado, há atletas que estão com a vaga bem encaminhada para o Mundial. Apesar de não estarem ainda com uma confirmação maior por conta da concorrência e outros fatores, devem também pintar na convocação final da Copa do Mundo.
O primeiro deles é o lateral-direito Daniel Alves, de 39 anos. Depois de deixar o Barcelona, para onde voltou com o intuito de estar em alto nível para o Mundial, ele acertou com o Pumas, do México.
Com o aval de Tite, o experiente lateral seguirá no radar e deve ir, sim, para o Catar. A condição era de que ele estivesse bem fisicamente e numa liga competitiva. Inclusive, Dani consultou o treinador antes de acertar a ida para a liga mexicana. Com o aval, agora tem de fazer a parte dele para chegar à Copa.
Quem também está com boas chances de ir para o Mundial de 2022 são dois atacantes bastante convocados por Tite: Richarlison e Gabriel Jesus. Em momentos deste ciclo, todos os dois perderam espaço e protagonismo na equipe. Porém, passaram a se recuperar desde 2021.
O Pombo teve protagonismo na conquista do ouro olímpico nos Jogos de Tóquio e voltou à lista de convocação. Apesar de uma lesão no começo da temporada europeia, retornou bem e Tite o chamou de volta.
Enquanto isso, Jesus viveu período de ostracismo no Manchester City e passou mais de 2 anos sem balançar as redes pela Amarelinha. Contudo, um bom fim de temporada nos Citizens e um reencontro com o gol pelo Brasil o ajudaram a ser bem cotado pelo treinador.
Quem também deve pintar no ataque é o ponta Antony, do Ajax. Outro nome de destaque no ouro olímpico, ele foi bem nas convocações para a seleção principal e ganhou a confiança de Tite. A característica do drible e sua objetividade em campo, que se assemelha à Raphinha e Vini Jr, o colocam também nessa grande chance de ir ao Catar.
Quais jogadores também têm chances de ir à Copa do Mundo
Com os 16 praticamente garantidos, além de 4 outros jogadores que também estão bem encaminhados, restam ainda mais 6 vagas. Nas posições em aberto, uma das maiores dúvidas está na lateral-esquerda. Nela, três nomes concorrem por uma vaga: Alex Telles, Guilherme Arana e Renan Lodi.
Jogadores que viveram bons momentos e outros nem tanto em seus clubes. Desde então, tem havido um revezamento nas convocações de acordo com a fase de cada um. Inclusive, entre as 3 vagas a mais que Tite terá para a lista final, é possível que entre mais um lateral-esquerdo nesse meio.
Na zaga do Brasil, há ainda um posto em aberto. Brigam por essa posição Gabriel Magalhães, do Arsenal, e Lucas Veríssimo, do Benfica. Correm por fora Bremer, da Juventus – mas que ainda não foi convocado, o que pesa contra -, e Felipe, do Atlético de Madrid.
No meio de campo, mais um volante deve ser convocado. Atualmente, esse posto deve ficar com Bruno Guimarães. O atleta teve rápida adaptação ao futebol inglês e deve se tornar uma das principais peças do Newcastle na temporada. Com suas características de bom passe e presença no ataque, a tendência é que complete o quarteto do setor.
As demais dúvidas pairam, principalmente, no ataque. São 2 a 3 vagas praticamente em aberto, das quais ainda não se sabe quem deverá entrar. Quem se posta bem por essa convocação é Rodrygo, que viveu um fim de temporada dos sonhos pelo Real Madrid, sendo decisivo na classificação à final da Champions League.
Outros que também correm por essa posição são Matheus Cunha, Gabriel Martinelli, Gabigol, Everton Ribeiro – que pode atuar na ponta ou como meia -, e até mesmo Pedro. Outro nome que foi bastante chamado por Tite e perdeu espaço, é Roberto Firmino.
Qual a escalação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo 2022
O técnico Tite parece ter encontrado a escalação da Seleção Brasileira. Nos últimos amistosos, testou uma formação sem centroavante fixo. Ou seja, há um falso 9, que geralmente é feito por Neymar, em revezamento com Lucas Paquetá.
Esse novo estilo de jogo tornou o time mais fluido e também possibilitou mais investidas de Raphinha e Vinícius Júnior dentro da área. Além disso, o peso de ter Neymar ali na frente faz com que ele sempre tenha 2 jogadores em cima dele. O que faz abrir espaço na marcação para que outros atletas infiltrem no espaço da defesa.
O meio de campo conta com Casemiro, volante de alto poder de marcação, mas que também sabe armar o jogo e tem ótimo passe. Ao lado dele, Fred, que dá uma dinâmica diferente ao meio de campo. É um verdadeiro ‘motorzinho’ do time, cobrindo quase todo o campo.
A defesa da Seleção Brasileira é o setor mais sólido da equipe. A zaga com Thiago Silva e Marquinhos é uma das melhores do mundo. Jogadores consolidados e de alto nível no futebol mundial. Nas alas, apesar de não serem unanimidade, Danilo e Alexsandro dão a sustentação que Tite valoriza no setor.
Enquanto isso, no gol, Alisson segue como titular e mantém o mesmo nível das suas grandes temporadas pelo Liverpool. Por outro lado, em caso de necessidade, estamos bem servidos com Ederson e Weverton, caso seja preciso um deles entrar.
Desta forma, a provável escalação do Brasil para iniciar a Copa do Mundo de 2022, no Catar, deve ter: Alisson; Danilo, Thiago Silva, Marquinhos e Alexsandro; Casemiro, Fred e Lucas Paquetá; Raphinha, Vinícius Júnior e Neymar.
Essa formação traz muita fluidez ao time e também permite a troca de esquemas dentro da própria partida. Ora surge como um 4-2-3-1, que passa para um 4-1-4-1, ou mesmo um 4-2-4. Tudo depende da necessidade da partida.
Qual seria o time titular da Seleção com jogadores que atuam no Brasil?
Em meio às convocações, também surge a curiosidade em se formar um time apenas com jogadores que atuam no futebol brasileiro. Muitos bons jogadores jogam aqui no país e devem pintar na convocação. Mas também há outros que, infelizmente, não conseguirão uma vaga.
Dessa forma, resolvemos montar uma possível escalação da Amarelinha somente com atletas que atuam aqui. De certa forma, fica impossível fugir da convocação de jogadores dos 3 melhores times do país, no momento: Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG.
Nesse possível time montado, ainda surgem dois destaques do Fluminense, que também faz um grande Campeonato Brasileiro, além do Corinthians, que tem também um representante.
Assim, a escalação de jogadores da Seleção Brasileira que só atuam no Brasil seria formada por: Weverton; Fagner, David Luiz, Nino e Guilherme Arana; André, Danilo e Raphael Veiga; Pedro, Gabigol e Hulk.
No banco de reservas, nomes como Everton Ribeiro, Gustavo Scarpa, Nathan Silva, Santos, Léo Ortiz, também seriam importantes opções para manter um bom nível para esse grupo.